Bebidas

Você sabe a diferença entre os espumantes?

O que não falta em uma festa de casamento é comida boa: canapés, mesa de frios, carnes, massas, sobremesas, doces e bolo. A variedade é grande, mas você não precisa se preocupar em harmonizar cada um desses pratos com uma bebida, até porque seriam muitas opções de vinhos e seria difícil administrar. O espumante é uma opção curinga e harmoniza bem com quase todos os tipos de prato. Problema resolvido!

 

Dentre os vinhos espumantes existem champanhe, prosecco e cava. Você sabe qual a diferença entre eles? Na dúvida, chame sempre de espumante, afinal todo vinho gaseificado é um espumante.

Champanhe: Apenas os vinhos espumantes produzidos na região de Champagne, na frança podem ser chamados assim. O método de fermentação é o champenoise e são usadas uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier. Sua produção passa por normas rígidas, por isso o preço costuma ser mais alto.

Prosecco: Antigamente prosecco era um tipo de uva originária da Itália, por isso a maioria dos espumantes proseccos são italianos (também podem ser encontradas algumas versões nacionais). Porém, recentemente a Itália alterou a lei e agora apenas os vinhos produzidos nas regiões de Veneto e Friuli podem ser chamados Prosecco. Ele é elaborado pelo método charmat, o qual a 2ª fermentação ocorre em grandes tanques de aço e não na própria garrafa.

ESPUMANTES 2

Cava: É o espumante Espanhol que utiliza as uvas Parrelada, Xare-lo e Macabeo (Viura). Só pode ter essa denominação se for produzido na Espanho e com essas 3 uvas.

Espumante nacional: Ao contrário do que muitos pensam, o Brasil é um excelente produtor de espumantes e tem conquistado vários prêmios internacionais. Um bom espumante nacional é uma boa escolha para qualquer festa.

 

 

Compartilhe!

Solicitar Orçamento

×